cãozinho cheiroso

VÍDEO: como evitar o cheiro de cachorro molhado em seu pet

Camila Gonçalves

Foto: Renan Matos (Diário)
Depois do banho, os tutores do shih-tzui Boby usam secador para garantir pelos perfumados

O cheiro de cachorro molhado já entrou para a seleção das expressões populares quando a ideia é expressar um odor desagradável. Como os cães possuem o cheiro e olfato apurados, o odor é uma das principais formas de identificação da espécie. Porém, quando esse cheirinho passa dos limites,alguns cuidados precisam ser observados.

Segundo especialistas em higiene animal, muita gente não consegue tirar o cheiro do pet e da casa por acreditar que a causa é higienização mal feita ou a falta de banho. E erra quem acha que só cheira mal o cachorro que se molha na chuva. Na realidade, mesmo após um banho caprichado, o cheiro pode persistir. Tudo isso, tem a ver com a fisiologia do animal, já que o contato da umidade com as secreções da pele são a principal causa da ofensa ao olfato.

COMO DAR BANHO E SECAR SEU PET EM CASA
Muitos tutores preferem dar banho no animal em casa, principalmente porque esse pode ser um momento especial e divertido com o animalzinho. Porém, alguns cuidados devem ser tomados neste procedimento. 

O groomer, profissional especializado em estética animal, da Pet Shop É Meu Filho sim, Yuri Machado, explica que a quantidade de banhos não deve ser exagerada para não prejudicar a pele do pet. O recomendado, segundo ele, é lavá-los uma vez por semana.

Outro alerta para quem dá banho em casa é evitar que entre água no ouvido do animal e adequar a temperatura do secador.

- Alguns bichinhos, especialmente filhotes, chegam nos pet shops com medo de tomar banho porque sofreram com queimaduras na pele ou com riscos de afogamento. Quanto ao secador, o ideal é que a temperatura seja morna ou fria. Mesmo assim, é difícil conseguir uma secagem boa, porque, muitas vezes, o pelo seca por fora, mas na raiz ainda está úmido. Isso acontece muito com os cachorros, especialmente os de pelos largos - diz o groomer. 

Uma opção para quem quer manter o bichinho perfumado sem prejudicar a saúde é usar lenços umedecidos específicos para cães e gatos em todo o corpo deles. 

- Há clientes que levam o cachorro para passear e, na volta, passam os lencinhos na bundinha, nas patinhas e no focinho. Ou seja, fazem higienização apenas no que suja - exemplifica o groomer. 

Quanto à manutenção da casa, a dica de Yuri é usar eliminadores de odores com fórmulas específicas para o combate ao cheiro de animais, como o de "cachorro molhado". Esses produtos, fáceis de encontrar no mercado, podem ser diluídos em água e usados na limpeza de pisos, tapetes e sofás, como desinfetante.

Conheça o aplicativo que arranja cuidadores para o seu cãozinho
Seis cuidados ao passear com o cachorro em dias quentes

PROBLEMAS DE PELE
Segundo a médica veterinária Eduarda Pacheco Talleyrand Ferreira, o conhecido "cheiro de cachorro molhado" é resultado de processos normais da pele, responsáveis pela lubrificação e renovação celular.

Ela explica que animais das raças shih-tzu e yorkshire têm maior predisposição de desenvolver doenças de pele, devido a fatores genéticos. Por isso, eles necessitam de maiores cuidados com a higiene. Outra raça que necessita de atenção são os pugs que, por terem as charmosas dobrinhas cutâneas, tendem a desenvolver alergias.

A profissional acrescenta que o excesso de mau cheiro pode ser sinal de dermatites e otites. Alterações digestivas que causem mau hálito também disseminam odores desagradáveis. Outro fator importante é o combate às pulgas e aos carrapatos que, por gerarem coceira, podem causar lesões de pele, infecções bacterianas e fúngicas, além do mau cheiro:

- Ao se observar essas alterações, é importante que o tutor leve o pet para uma avaliação e iniciar um tratamento com um especialista.

DICAS PARA A HIGIENIZAÇÃO

  • Secar o pelo com secador de cabelos, após o banho 
  • Manter o animal em lugar limpo, seco, com abrigo do sol e da chuva 
  • Não exceder mais do que dois banhos ao mês, exceto em casos de tratamentos de pele com xampus terapêuticos, sob indicação médica veterinária 
  • Fazer escovação diária dos pelos. Além de prevenir nós, a prática ajuda a reduzir o acúmulo de impurezas 
  • Limpar as dobras cutâneas da face, presentes de forma mais protuberante em raças como buldogue francês, pug e boxer 
  • Limpar ao redor dos olhos, principalmente nas raça shih-tzu. Pelos compridos ao redor dos olhos podem acumular secreções oculares, causando mau cheiro 
  • Priorizar alimentação equilibrada e de qualidade, contribuindo para a saúde do  animal. A má alimentação pode causar alterações cutâneas 
  • Fazer visitas periódicas ao médico veterinário. Só ele poderá diagnosticar, por meio de exames precisos, se o pet está com alguma patologia ou se há apenas ineficácia na higienização

Foto: Renan Matos (Diário)
Dayana capricha nos banhos e faz passeios frequentes com Boby, o melhor amigo de Anthony

No apartamento da dona de casa Dayana Mendes Rodrigues, 30 anos, e do servidor público Josoe Ramos da Costa, 35, o problema é solucionado com um secador de cabelo. Como mora em apartamento, a família capricha nos banhos e leva o shih-tzu Boby, 7 anos, para passear várias vezes ao dia. O fato de não ficar o tempo em ambiente fechado, ajuda a amenizar cheiro do bichinho.  

Como Boby costuma compartilhar até a cama com os tutores, para manter o lar com cheirinho de limpeza, Dayana seca o pet imediatamente após o banho. Além disso, a chegada do pequeno Anthony, de 1 ano e 8 meses, exigiu que o casal redobrasse os cuidados. 

Dayana e Josoe contam que priorizam a interação entre o filho e o pet. Por isso, os banhos de Boby, que eram dados a cada duas semanas, passaram a ser mais frequentes.
- O Anthony brinca no chão com ele, bota a mão, beija. Além disso, o Boby é peludinho. Se demorarmos a dar banho, logo ele fica com um cheiro forte. Nosso cuidado é com a saúde dos dois - explica Dayana. 

Dayana costuma dar banho em Boby em casa. Além de xampu específico para cães, ela usa secador para que o pelo fique bem seco, brilhoso e sem cheiro:

- Na pet shop, eles me ensinaram a usar secador em temperatura média. Ele gosta. Fica bem quietinho.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Raça pinscher é opção de pet para espaços pequenos Anterior

Raça pinscher é opção de pet para espaços pequenos

Projeto arrecada verba para castração e resgate de gatos em Santa Maria Próximo

Projeto arrecada verba para castração e resgate de gatos em Santa Maria